sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CRENÇAS E COSTUMES.

Viver no Amazonas é aprender a cada dia,principalmente no que se refere a costumes, crenças e superstições.Respeito profundamente os costumes locais,pois cada região tem os seus e,é claro,eu não sou diferente.
  • Aqui no Norte,na região onde estou,por exemplo,se alguém tem uma ferida,realizou algum procedimento cirúrgico,não se arrisca a comer o pirarucu,pois é peixe "remoso",ou seja,acaba piorando o ferimento,infeccionando o mesmo.
  • Algumas pessoas creem que se a mulher estiver menstruada,não deve se aproximar do rio,em canoa ou barco,pois pode ser atacada pelo boto,o qual tem seus encantamentos de homem.Diz-se que a mulher pode engravidar e o filho,nascido sem pai,pode ser do animal.
  • Quando cheguei no Amazonas,me disseram"-Se você comer jaraqui,não vai sair mais daqui!"Amigos,adivinhem:eu comi o peixe e cá estou,há mais de dez anos,feliz e realizada neste Estado que adotei como meu.
Há uma gama imensa de crenças,há uma riqueza enorme de lendas que precisam ser conhecidas.O Amazonas é imenso na extensão territorial,mas é também profundamente rico no que diz respeito a seus costumes e tem um povo maravilhoso e acolhedor!!

4 comentários:

  1. foi uma das melhores leituras que eu li sobre o amazonas.

    ResponderExcluir
  2. é um pouco dificil de acreditar q uma mulher poder ter um filho de um animal...Mas crença é crença e cada um tem a sua!

    ResponderExcluir
  3. o texto e bom mais e pequeno mas ajudou um pouquinho valeu

    ResponderExcluir