terça-feira, 2 de março de 2010

Tefé,Amazonas.




Tefé é um município do Estado do Amazonas,com cerca de 70.000 habitantes.Cidade hospitaleira,agradável,com um povo alegre e trabalhador.Como na maioria das cidades do Amazonas,aqui as pessoas gostam de se encontrar à noite,nas praças,para conversar.Talvez,porque o clima seja quente,e à noite ,mais ameno.Há ,também,muitos festejos da Igreja,os arraiais,que geralmente duram alguns dias.Então os vendedores montam suas barraquinhas nas praças ou nas ruas e lá vendem seus produtos.Há comidas típicas.O que não pode faltar são pratos como o vatapá,o tacacá,além de bolos e doces.É bonito ver e aprender sobre a cultura amazônica,tão diferente do Sul,em muitos aspectos.A gente acaba absorvendo e vivendo tudo isso.Meu professor de antropologia,vindo de São Paulo,sempre dizia,quando lhe perguntavam a respeito de seu lugar de origem:"-eu sou daqui,sou tefeense.Me considero assim e me sinto aqui da terra."Na verdade,esse sentimento é compartilhado por muitas pessoas,inclusive eu,pois o nosso coração anda por caminhos que muitas vezes não escolhemos,mas acabamos adotando para nós,por amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário