sábado, 13 de março de 2010

Tribo Maiuruna.


Hoje vou continuar falando sobre os indígenas,em particular,de uma tribo muito especial:os Maiurunas.Tenho um amigo da faculdade que é desta tribo,o Kevin,e ele me contou um pouco sobre a infância dos indiozinhos.
A criança Maiuruna quando nasce já é "prometida"para um indiozinho ou indiazinha da tribo.Quando o menino completa doze anos,já começa a adquirir algumas responsabilidades de adulto.Os produtos de sua caça e pesca vão alimentar sua futura esposa.O casamento ocorre por volta dos dezoito a dezenove anos e é somente depois que se casam que namoram.
Ao analisar este modo tão peculiar de vida,podemos observar como os Maiurunas são organizados e como encaminham seus meninos de forma tão planejada rumo à vida adulta.É bonito também a forma como se guardam para o casamento.
Em uma das próximas matérias vou falar para vocês do ritual pelo qual passam os meninos Maiurunas aos doze anos,chamado "ritual da Tucandeira."

Um comentário:

  1. Leninha, esse espaço que você está conquistando aqui é muito bom. Estou conhecendo uma sobrinha que realmente está fazendo da sua vida um aprendizado constante e melhor que isso: está dividindo esse aprendizado.

    _Parabéns

    Tia Graça

    ResponderExcluir